quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sai o edital do 2º Festival de Cinema de Triunfo

O Cine Teatro Guarany sediará o Festival mais uma vez



Fonte: Fundarpe

Cineastas e videastas de todo o país já podem ter acesso ao edital do 2º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão pernambucano, entre os dias 2 e 7 de agosto. Sob a organização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a prefeitura municipal, a iniciativa vai garantir uma premiação total de R$ 26 mil para filmes e vídeos de longas e curtas metragens produzidos no Brasil. Além da mostra competitiva, haverá uma série de atividades na área de formação – direcionadas principalmente aos jovens – e palestras sobre o setor.

Os interessados em participar do festival podem baixar o Edital e a ficha de inscrição na área de Editais, dentro da aba Fomento. As inscrições  poderão ser feitas de 11 a 27 de maio. 

O Festival acontecerá no Cine Teatro Guarany, equipamento cultural vinculado à Fundarpe, logo após a Festa do Estudante que movimentará a cidade entre os dias 25 de julho a 7 de agosto e faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural.

A escolha do cine teatro para sediar o evento está de acordo com o plano de dinamização dos equipamentos culturais da Fundarpe, que prevê a implantação de estações culturais nas 12 Regiões de Desenvolvimento e a manutenção dessas estruturas ao longo do ano, beneficiando a população local. “A partir do segundo semestre, o Cine Teatro Guarany vai contar com gestores selecionados pela Fundarpe e de funcionários da prefeitura municipal que vão garantir uma programação sistemática ao longo do ano. O lugar não vai ser somente uma sala de cinema, mas um ambiente de discussões sobre a política pública de cultura no Estado”, afirmou a presidente da Fundação, Luciana Azevedo.

Para participar da mostra competitiva, os proponentes deverão enviar trabalhos nas categorias Longa-Metragem 35 mm (até 150 minutos), Curta-Metragem 35 mm (até 20 minutos) e Curta-Metragem Digital (até 20 minutos).

Para as categorias Longa-Metragem 35 mm e Curta-Metragem 35 mm, serão aceitas as inscrições de filmes brasileiros finalizados entre 2006 e 2009 (ficção ou documentário), realizados em qualquer formato, mas com cópia de exibição em 35 mm. Os trabalhos em Curta-Metragem Digital também devem ter sido finalizados entre 2006 e 2009, realizados em qualquer formato, mas com cópia de exibição em DVcam ou Mini DV.

Confira o cronograma do 2° Festival de Cinema de Triunfo

- De 11 a 27 de maio: Inscrição dos filmes
- De 28 de maio a 9 de junho: Sistematização e envio do material recebido pela Fundarpe para Comissão de Seleção do Festival 
- De 10 a 14 de junho: Seleção – pela comissão – dos filmes que irão participar das mostras competitivas do Festival
- 15 de junho: Divulgação dos filmes selecionados para participar das mostras competitivas
- De 2 a 7 de agosto: Realização do 2º Festival de Cinema de Triunfo (exibição dos filmes selecionados)
- 14 de agosto: Publicação no Diário Oficial dos filmes vencedores.
- De 19 a 30 de agosto: Entrega da documentação necessária ao recebimento dos prêmios pelos filmes vencedores do festival


Nenhum comentário: