quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Entrevistas Grito Rock Porto 2009: RENEGADO

Photobucket

Ultrapassando barreiras e misturando ritmos, o rapper Renegado tem se destacado como um dos artistas mais promissores do hip hop nacional, aproximando o gênero das raízes musicais brasileiras e apropriando-se de um conciso discurso social. O trabalho realizado foi consagrado em 2008 no importante prêmio Hutúz, o maior do gênero hip hop na América Latina, no qual Renegado foi escolhido o “Artista Revelação de 2008”, vencendo também na categoria de “Melhor Site”.

Seu primeiro CD, intitulado "Do Oiapoque a Nova York", foi lançado no segundo semestre de 2008 e foi produzido pelo conceituado Daniel Ganjaman, responsável por trabalhos do Instituto, Sabotage, Mombojó e outros nomes importantes da música contemporânea brasileira. "Acho que o Renegado conseguiu um meio termo entre a temática do rap feito na periferia e a poesia e o verso da música popular brasileira, como um todo", explica o produtor.

Com a turnê Do Oiapoque a Nova York, Renegado fez shows em diversas cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, também apresentando oficinas sobre a linguagem hip hop e técnicas de produção em dispositivos móveis e computadores domésticos. Ao longo da turnê, Renegado reforçou a junção de arte e ação social, criando e reforçando laços que semearão uma rede nacional de hip hop conectando os agentes da cena de forma a estimular o desenvolvimento da cultura hip hop. Em 2009, seu trabalho chega a novos pontos do país, começando pelo nordeste, onde Renegado inicia sua turnê em Salvador, na 6ª Bienal da UNE e segue viagem para as capitais nordestinas.

Entrevista:

Pela sua vivência, como está o espaço para o hip hop nos festivais independentes?

Renegado - O Hip Hop sempre andou de uma força muito solitária tentando abrir espaços e meios de difusão e, por um outro lado, toda uma rede de festivais indenpendentes foi se construindo. O hip hop começou a perceber a necessidade de dialogar e estabelecer uma relação de troca com esses festivais, pois estamos fora do eixo e necessitados de criar os nossos próprios eixos. O fato dos festivais estarem se abrindo para agregar o hip hip e outras tendencias musicais é uma grande sacada, pois podemos consolidar uma movimentação muito maior da diversidade independente.

Você é um dos artistas mais promissores do hip hop nacional. Acha que isso pode ter a ver com o bom equiíbrio entre o discurso e a diversão no seu som?

Renegado - Vejo que o Hip Hop nacional está em fase de transformação e ainda não sabemos quais são os caminhos dessas mudanças. Eu estou apostando em um formato onde o discurso esteja em equilibrio com a musicalidade. Se este e o melhor caminho, não sei dizer, mas é o caminho que acredito e ,se o rap e a musica da verdade, eu estou tentando colocar a minha verdade ao máximo e acho que as pessoas percebem isto.


Uma pergunta para ajudar na biblioteca de áudio dos nossos leitores: quais artistas do hip hop nacional tem chamado sua atenção?

Renegado - Desta última safra do rap nacional alguns grupos e artistas em especial me chamaram muito a atenção. Sao eles: Pentagono, Emicida, Gutierrez, Projeto Manada, Liricaus e da nossa conhecida velha escola Kamau e Marechal.

"Do Oiapoque a Nova York" lhe rendeu o prêmio Hutúz. O que isso significa pra sua carreira?

Renegado - Para minha carreira em particular foi muito importante, pois, em menos de 4 meses de disco na rua, conquistar o maior premio de Hip Hop da America Latina é vitoria. Estes prêmios ajudam a dar uma visibilidade grande e a nos consolidar na cena nacional.

Você também foi premiado na categoria "Melhor Site" e o hip hop já traz consigo várias linguagens, como as danças e o grafiti. Como elas dialogam no seu trabalho?

Renegado -Eu, em particular, não trabalho com todos os elementos do Hip Hop, por uma questão estrutural. Para circularmos, temos que ter uma estrutura reduzida. Na medida que o trabalho for se estruturando vamos ampliando a força, mas isso é somente no paramentro show. Pois, na minha comunidade, eu sou presidente de uma Ong que trabalha com todos os elementos da cultura Hip Hop e com outras areas também.

www.arebeldia.com.br
www.myspace.com/arebeldia

Nenhum comentário: