quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Entrevistas Grito Rock Porto 2009: CABRUÊRA

Photobucket

A Cabruêra integra o Grito Rock Porto de Galinhas depois da sua décima turnê pela gringa e completando também 10 anos de vida. A banda que nasceu em Campina Grande , cidade do interior da Paraíba, gravou e lançou três álbuns no Brasil e no exterior e reveste a sua linguagem sonora com influências que vão desde o cancioneiro popular até o rock progressivo e psicodélico.

Tem na bagagem músicas sincronizadas em filmes lançados nos EUA e Europa, músicas em coletâneas na França, Alemanha, Portugal e Japão, além de passagem por inúmeros festivais de música ao redor do mundo (Roskilde - Dinamarca, Amsterdam Roots Festival - Holanda, Popkomm - Alemanha, Montreux Jazz Festival - Suíça, WOMAD - Itália, MIDEM – França, Abril pro Rock – Brasil, Calango dentre outros).

No momento, a banda prepara o seu quarto álbum, que estará disponível gratuitamente para download no site Overmundo e tem o patrocínio do programa Petrobras Cultural. Em 2009 a banda também estará gravando um DVD comemorativo dos 10 anos.

Cabruêra é formada por:

Arthur Pessoa, Voz, violão e escaleta
Chico Correa: Guitarra, DJ
Pablo Ramires: Bateria e percussão
Edy Gonzaga: Baixo
Leo Marinho: Guitarra

Entrevista:

Qual a relação de vocês com a música tradicional (etnica, folclórica) nordestina?

Arthur Pessoa - O universo do cancioneiro popular nordestino sempre esteve presente nas nossas composições. Uma das caracteristicas mais marcantes da nossa música talvez seja justamente esse flerte com os ritmos nordestinos, especialmente com as músicas de domínio público. Em 2005 lançamos o projeto Sons da Paraíba, onde todas as músicas do CD são releituras de músicas em domínio público, registros vivos do cancioneiro popular da paraíba.

Além de fazer releituras da raízes culturais brasileiras, vocês procuram dar um toque contemporâneo ou pop às composições?

Arthur Pessoa - Sim. Nossa geração cresceu ouvindo rock progressivo, hip hop, eletronica, jazz... então é natural que estas outras influências sejam também fontes onde bebemos sempre.

Quem é quem na Cabruêra, hoje em dia? Como anda a carreira de vocês?

Arthur Pessoa - A Cabruêra é formada por Arthur Pessoa (Voz, violão esferográfico) Pablo Ramires (Bateria), Edy Gonzaga (Baixo) e Leo Marinho (Guitarra).

Em 2008 realizamos nossa décima turnê pela europa, completando tambem 10 anos de estrada. Gravamos três Cds que foram lançados no Brasil, nos EUA e o terceiro (Samba da Minha Terra), lançado mundialmente pela gravadora alemã Piranha Records. Tambem tivemos músicas incluidas em coletâneas lançadas no Japão, Portugal, França, Alemanha e EUA, e músicas sincronizadas em diversos filmes e documentários no Brasil e no exterior.

Atualmente estamos concentrados na produção o DVD comemorativo dos 10 anos da banda e tambem na gravação do próximo CD que se chamará Visagem e tem o patrocínio da Petrobras Cultural. Esse CD quando for lançado estará disponível para baixar gratuitamente no site Overmundo.

Vocês vão trazer alguma novidade pro show do Grito Rock Porto?

Arthur Pessoa - O show do Grito Rock é o mesmo que apresentamos no final do ano passado em Cuibá no Festival Calango e no Goiania Noise. É baseado nas músicas dos três cds que a cabruêra lançou e outras inéditas que estarão no próximo álbum.

Como desenvolver mais a cena musical independente do Brasil?

Arthur Pessoa - Acredito que diversas iniciativas como a criação da ABRAFIN vieram pra fortalecer a cena musical independente e organizar o circuito dos festivais para que as novas bandas possam mostrar suas músicas.
Festivais integrados como o Grito Rock e o Calango em Cuibá também tem sido exemplos de como é possível melhorar a cena através de um regime de cooperação, envolvendo toda a cadeia produtiva da música.
É preciso que as novas bandas estejam sempre se informando acerca dos editais culturais como o da Petrobras e do Itau Cultural, porque acredito que eles tem sido fundamental como iniciativas de difusão da música independente.

www.myspace.com/cabrueramusic

Nenhum comentário: