segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Observa e Toca Malakoff

Projeto Som da pele


Sábado, 26 de setembro foi o dia nacional do surdo, aproveitando essa data o Observa e Toca levou a galera do Som da pele para participar da palestra que inicia todas as tardes de shows por lá.

Enquanto tinha a palestra para os ouvintes ela repassava para os surdos presentes.

O idealizador desse projeto é o Irton Silva mais conhecido como Batmam em parceria com o ponto de cultura Surda vozes visuais e o núcleo Musica para todos os sentidos coordenado pelo professor Nilton Cunha. Foi desenvolvida uma prática pedagógica de musicalização com jovens entre 13 e 17 anos. São usados como recursos luzes e sensores adaptados aos instrumentos de percussão. O ritmo escolhido foi Maracatu de baque virado.




Tivemos também uma pequena interrupção de alguns representantes do governo. A presidente da Fundarpe Luciana Azevedo falou um pouco sobre os pontos de cultura, e a importância indiscutível deles dentro da cultura Pernambucana. Pelo que Luciana falou até agora existem 80 pontos descentralizados por todo Estado, ainda faltam 40, ou seja, serão ao total 120 pontos de cultura espalhados por esse estado lindo do meu Brasil. Se você pensa que acabou está enganado, além se virarem ponto de cultura, os mesmos terão direito a 60 mil reais por ano para movimentação do espaço e também ganham equipamentos Multimídia. Além de tudo eles podem acessar o site Nação Cultural ou o da Fundarpe, todos podem se cadastrar e usufruir da rede. Acesse você também pra ficar por dentro.

Jah preparou muitas surpresas para nós na noite do sábado, além de tantas notícias legais, pontos de cultura, para cegos, surgos.. Tivemos três shows que lotaram a torre, e aquele xadrez no chão foi repleto de muito dança e muita alegria. Começou com a histórica N'zambi com o público ainda chegando mais muito entusiasmado com mais essa abertura para o reggae na cena recifense, banda redondinha, é disso que meu povo gosta.Logo depois foi a vez da Brasáfica que fez uma celebração encantadora a jah, ao amor, a paz, a vida, a liberdade.. lindo! Depois foi a vez da Corrente rasta, que pelo meu ver é uma banda nova, e ainda imatura para uma platéia exigente como aquela, cometendo alguns deslises tipico de banda que ainda não se achou, ainda não ensaiou o suficiente. Mas a galera tá aí, e é também tocando que se aprende.
Abaixo fotos dos shows.



N'zambi




Brasáfica


Corrente Rasta



Público na torre malakoff



Parabéns a galera que foi, provando que tem público em Recife, sim!

Viva jah, Jah rastafari.