terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como foi - Observa e toca 15.08.09


Saídos de um sábado de pura ELETROZICA - tivemos problema no laptop, na mesa de som e na nossa câmera durante o show de Cidadão Instigado -, entramos confiantes na Torre Malakoff nesse último sábado, dia 15 de agosto. Confiantes por dois motivos: 1) Tentamos remediar os aparelhos eletrônicos da fuleiragem. 2) É preciso saber viver.

Essa edição do Observa e Toca foi atípica. Pela primeira vez, a palestra foi a última atração e quem iniciou as atividades do dia foram os mezzo-paulistanos mezzo-cearenses do Guizado. Da parte cearense da banda, Rian Batista e Régis Damasceno, que também são Cidadãos Instigados. Da parte paulistana, Gui Mendonça no trumpete e um desfalque: curumin, baterista e dono de projeto solo homônimo, que sofreu um acidente no braço momentos antes do show e não pôde tocar. Tsc.

Por volta das 17h30, horário previsto pro início do show, o telefone-sem-fio já havia se alastrado de tal forma que era praticamente consenso ente a platéia que o show havia sido cancelado. E normalmente seria, mas não essa banda. Não essa banda moderna! Rápidos e rasteiros, subiram ao palco, deram play nas baterias e início a um show muito bacanudo. A verdade é que os três seguraram a onda com classe, e a essa altura dos acontecimentos, a arquibancada da Torre já estava superpopulada e dançante.

Gui Mendonça e seu trumpete amestrado foto: gustavo sóter

Findo o Guizado, pausa pra montagem do palco enquanto versos são declamados à uma platéia cada vez mais dispersa. Fica no ar a pergunta: intervenções literárias entre as bandas são de fato a melhor saída para o show do intervalo? Hmmmmm.

Estuário, nome que já deixa de orelha em pé os mais cricris do anti-mangue, é um trio instrumental com os dois pés na bossa, dois pés na música típica nordestina e mais dois no prog'n'roll de 70. Pra entender melhor essa centopéia musical, vale uma visita ao myspace deles: www.myspace.com/estuario

Eis que surge a Pocilga Deluxe, última atração musical da noite. Essa é uma banda de 2007 com corpinho de 1994 - ninguém tenta negar as influências do fim do século passado como Sonic Youth e Pixies no som da banda. O primeiro EP, Aurora, está disponível pra download lá no Som Barato, ó: http://www.sombarato.org/taxonomy/term/481/all

Depois de três horas de shows seria surreal esperar uma presença massiva da platéia para a palestra que se seguiria, e de fato não houve. Mas, para os interessados que permaneceram, André Faleiros, músico e Casting Manager (ui!) do Cirque du Soleil, levou o mapa da mina pra quem tá afim de seguir carreira como músico, viajar pelo mundo e assistir umas acrobacias malucas no processo. É que o Cirque du Soleil está mais uma vez recrutando músicos do mundo inteiro para integrar seu banco de músicos, onde eles selecionam músicos pra integrar a banda que faz a trilha sonora ao vivo em cada espetáculo.

Pra receber e analisar inscrições do mundo inteiro, eles criaram um sistema bacana: o músico candidato pode baixar no site a partitura de uma peça, uma faixa de áudio que ele deve reproduzir com seu instrumento e uma outra faixa com os outros instrumentos pra acompanhar. A inscrição consiste em um vídeo do músico tocando e acompanhando o playback. Após essa fase, as cidades que tiverem as maiores concentrações de candidatos pré-selecionados recebem então as audições presenciais, nas quais a diretoria de casting do circo vai passar o pente fino ao vivo. Os selecionados não entram de cara nos espetáculos, mas André garante que os nomes do banco de músicos são sempre analisados a cada nova demanda - há casos de músicos que são chamados depois de terem se passado alguns anos desde sua audição. Ele salientou também que as habilidades exigidas de um músico são no mesmo nível que as exigidas de um acrobata: precisa até saber se maquiar sozinho. Pros interessados em se inscrever, olha aqui: http://www.cirquedusoleil.com/pt/jobs/casting/disciplines/musicians.aspx

Pra fazer desse post um dois-em-um, toma aí também um vídeo dos Ex-Exus aterrorizando geral na Torre:

Os áudios das palestras e dos shows desse sábado e do sábado retrasado vão aparecer por aqui loguinho, loguinho. Quem viver, verá. E tenho dito.

Nenhum comentário: