domingo, 28 de junho de 2009

Como foi? Observa e Toca de 28 de junho

Photobucket

"A lenda conta que São João, estando deitado no colo de sua mãe, que o embalava, pergunta quando é o seu dia.

Santa Isabel manda que ele durma. E São João dormiu na sua noite querida, porque, se estivesse acordado desceria à terra e tão alegre ficaria que todo o mundo seria destruído pelo fogo.

Talvez seja por isso e também pelo frio do mês de junho, que a festa se dê em torno da fogueira. Os fogos de artifício seriam para acordar São João."

A programação do Observa e Toca durante o mês de junho foi montada no espírito das festividades do menino João. Durante os últimos sábados, quem comandou as pautas e o palco do Observatório foram aqueles que fazem da sanfona e do triângulo seu ofício: discutiu-se o futuro do forró, o legado do Gonzagão, a produção forrozeira contemporânea e as melhores receitas de pé-de-moleque da atualidade.

Mas pouco fogo se viu na Torre Malakoff nesse último sábado, marcado por dois desfalques na programação.
A palestra que fecharia a programação junina do evento, não pôde acontecer. A (muito interessante) pauta do debate seria Design e Estética No Forró, com Paula Valadares e Márcia Lima. Por motivo de falta de uma das palestrantes, essa derradeira edição junina do Observa e Toca foi apenas de showcases.

Photobucket
Mostrando que esse é mesmo um programa família, o público mirim foi o que mais aproveitou o pátio da Torre

O público, rarefeito mas interessado, arriscou um arrastapé no chão quadriculado da Torre e participou dos shows com perguntas aos artistas. O primeiro deles, o cantador Walmir Silva acompanhado por três músicos (o power trio zabumba, triângulo e sanfona), contou, entre um xote e outro, das turnês que já fez pela Europa, Estados Unidos e Japão (!!).

Photobucket
Walmir Silva, um embaixador do forró!

A próxima atração da noite ficou por conta do grupo Ítalo Pay e a Zabumba. Ítalo, munido de uma flauta-transversa-lança-de-maracatu, trouxe pro público músicas autorais e versões de Zeca Baleiro e Raul Seixas, sempre mostrando fortes influências regionais em todos os arranjos.

Photobucket
Ítalo Pay e o zambumba beat

O outro desfalque que marcou essa última edição do Observa e Toca ficou por conta do grupo responsável pelo showcase de encerramento, o Coco de Umbigada, que também não se apresentou. Os motivos desse cancelamento não ficaram claros, mas de toda forma o público restante ao final do show de Ítalo Pay já se dispersava em clima de fim de festa.

Próximo sábado, 4 de julho, é data da queda da Bastilha e do lançamento da 6ª edição da revista do Coquetel Molotov lá mesmo, no Observa e Toca!

E quer saber? Vou até te economizar essa sua googleada, leitor, e já digo agora qual é a programação completa do próximo sábado:

16h – Palestra: Gestão de casas e centros culturais, com Anderson Foca (RN) e Roger de Renor

17h30 – Banda Eddie

18h30 – Intervenção Literária, com Jeison Chaves

18h40 – Moribundos

19h20 – El Mocambo

Nenhum comentário: