terça-feira, 19 de maio de 2009

Quer tocar num festival?

(reprodução de matéria originalmente publicada no PopUp, do jornalista Bruno Nogueira)

Photobucket


Se fosse levantar uma estatísca dos emails e comentários que recebo aqui no Pop up, talvez um dos Top 3 tópicos recorrentes seriam os de bandas perguntando como faz para entrar nesse circuito de festivais independentes. E, para a alegria dela, dois eventos abriram inscrição essa semana em busca de novos talentos. Um no sul do país e outro no Nordeste, então tem oportunidade para ambos os lados.

O primeiro é o Demo Sul, que acontece em outubro em Londrina, Paraná. Já passaram por lá figuras da primeira divisão como o Mudhoney (na foto acima, tocando lá) e a Nação Zumbi, assim como os novos talentos Vanguart e Macaco Bong. Quem quiser tocar no mesmo palco que eles, basta entrar em contato com a Braço Direito Produções, que organiza o evento que também é filiado a Abrafin.

Pode mandar o CD com a música (em qualquer formato) e texto de apresentação para o endereço Rua Xingu, 136, Vila Nova. CEP 86025-390 - Londrina, Paraná

O segundo é o festival Mada - Música Alimento da Alma. É uma das vitrines mais importantes do mercado independente, porque tem um dos maiores números de imprensa convidada. Só para ilustrar, foi o único festival independente que o Cansei de Ser Sexy tocou no Brasil, partindo para o exterior logo em seguida. Outros nomes, como o Moptop, assinaram contratam com gravadora com um empurrãozinho do evento. Na horário nobre eles trazem desde os Paralamas do Sucesso à O Rappa e Cordel do Fogo Encantado. Ele também acontece em outubro, lá em Natal.

Assim como o Demo Sul, o prazo para enviar material é até julho. Quem quiser mandar o CD com músicas o endereço é Av. Deodoro da Fonseca, 402 / 1002 - Petrópolis. CEP 59020-600 - Natal / RN.

Uma dica: tente entrar em contato com a produção antes de mandar material para saber como funciona o evento. Para bandas iniciantes, participar de um evento desses é antes de tudo um investimento. Geralmente não são dadas passagem de avião ou cachê para atrações menores, apenas uma ajuda simbólica de custo. A pior coisa que pode acontecer - e infelizmente continua acontecendo - é a banda ser chamada para tocar e depois desistir, achando que vai ter tratamento especial.

Outra dica: Se encarar o investimento, use o festival como um evento satélite. Entre em contato com bandas e produtores de outros estados e aproveite para fechar uma turnê na vizinhança. O MySpace está ai para isso. Você já vai ter um grande cartão de visitas que é a chancela de um grande evento, portanto saiba usar essa vantagem.

Nenhum comentário: