sábado, 4 de abril de 2009

CuboTec em Goiana

Desde o dia 30 de março, Goiana é a primeira cidade a sediar o projeto Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Fundarpe. 
A idéia é movimentar a cidade durante uma semana com discussões,  cortejos de grupos de cultura popular, shows, palestras e oficinas gratuitas.

Uma dessas oficinas, veja você, foi ministrada por ninguém menos que Pablo Capilé, Marielle Ramires e Lenissa Lenza, do Espaço Cubo - coletivo integrado à rede Fora do Eixo e principal difusor da nova lógica de produção cultural pautada na economia solidária.

A oficina, chamada Autosustentabilidade na Música, durou três dias e contou com a presença de representantes desde a Filarmônica de Paudalho até o movimento graffiteiro hip hop de Santo Amaro, passando por um ponto de cultura de resgate da cultura negra, um coletivo de literatura e o Lumo, que não ia perder essa por nada. 



Photobucket
Faculdade de Goiana, onde as oficinas aconteceram

Durante os (breves) três dias, a conversa foi muito focada em meios práticos de se estruturar uma organização coletiva e conectá-la em rede. Através dos exemplos próprios citados pelo pessoal do Cubo, que desenvolve esse trabalho há 8 anos, a turma foi introduzida ao universo da produção independente coletiva de uma forma muito participativa. 


Photobucket
Pablo Capilé contextualizou a turma na trajetória do Espaço Cubo

Foi reservada uma atenção especial para explicar o funcionamento da rede de parceiros integrados ao Cubocard, moeda complementar criada pelo Espaço Cubo. O Cubocard não é a única, mas é a mais antiga das moedas complementares do Circuito, e já permite que os que a possuam paguem seu plano de saúde Unimed, loquem DVDs, almocem e comprem suas roupas sem gastar um real. 

Como resultado, os grupos participantes elaboraram seu próprio organograma, sua lista de serviços e ainda exercitaram seu poder de articulação mapeando com os outros grupos quais as possíveis parcerias que poderiam nascer daquele encontro.


Photobucket
Cédulas de Cubocards, a moeda complementar do Espaço Cubo

O pessoal do Cubo volta pra Cuiabá em breve, mas o projeto Pernambuco Nação cultural continua e é itinerante - ainda vai passar por São José do Belmonte, Triunfo, Garanhuns, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá, Floresta, Petrolina, Palmares e Exu.

Nenhum comentário: