domingo, 15 de março de 2009

PARE OLHE ESCUTE

PARE OLHE ESCUTE é uma exposição coletiva de artes plásticas na categoria de “sítio específico” que acontece no período de 09 a 31 de Março nas estações Recife, Jaboatão, Rodoviária e Camaragibe do METROREC. Esta iniciativa, idealizada pelos artistas plásticos Aslan Cabral, Bruna Rafaella e Mozart Santos acontece no sentido de integrar a produção plástica contemporânea às questões pertinentes da relação entre arte e sociedade - funcionalidade arquitetônica, acessibilidade, percepção estética, circulação urbana, arte-integrada. A proposta dá-se pela crença no papel comunicativo e aproximador que pode ser cada vez mais trabalhado na arte atual brasileira e mundial.

Esta proposta exercita especificamente a integração de toda liberdade de criação e potencialidade de comunicação da arte contemporânea a um processo menos arbitrário e enigmático e muito mais próximo das vidas dos usuários do sistema metroviário por meio de obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados para cada uma das estações, onde os elementos artísticos dialogam com o meio circundante. Cinco artistas e dois coletivos (Aslan Cabral, o grupo Autom.ato, Bruna Rafaella, Fábio Rafael, o grupo Fotolibras, Maurício Castro e Mozart Santos), que trabalham com diferentes mídias foram convidados a unir, nos trabalhos criados, suas poéticas com aspectos sócio-culturais das localidades direcionadas pela coordenação do projeto. Essas comunidades foram escolhidas, principalmente, pela ausência de instituições que promovam atividades artísticas e pelo grande fluxo de usuários dos terminais metroviários a elas relacionadas.

Cada artista convidado visitou sua respectiva estação a fim de reconhecer o perfil de usuários do metrô, bem como a comunidade em torno e assimilar aspectos culturais que foram incluídos na produção de suas obras. Os elementos/ações criados por cada artista irão dialogar com o meio circundante, modificando temporariamente esses espaços. Assim tanto novas pesquisas em linguagem experimental e possibilidades de exposições em locais não convencionais serão revelados no modelo proposto.

Aprovado pelo sistema de incentivo a cultura estadual - Funcultura 2008, este projeto será vivenciado por um público estimado em 180.000 pessoas diariamente.

Contamos com sua presença!

Nenhum comentário: