sexta-feira, 27 de março de 2009

Não tem espaço pra todo mundo ou as bandas são preguiçosas?

Photobucket
Retirado do Portal Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br), ainda não conhece?


Na cena independente atual existe uma discussão que é recorrente:

Não tem espaço pra todo mundo ou as bandas são preguiçosas?

A conjuntura onde nasce esse questionamento é o mercado da música independente brasileira, que lança a cada ano centenas de bandas, sendo que algumas circulam, gravam, se tornam conhecidas, conquistam espaço e respeito (enfim sobrevivem) e outras continuam com reclamações e argumentações de que não existe espaço pra todo mundo, que os festivais, as associações e os circuitos são “panelas”, que isso, que aquilo.

O Portal Fora do Eixo resolveu levantar essa discussão. Perguntamos hoje pra vários produtores do mercado independente: Iaí, responde rápido, não tem espaço pra todo mundo ou as bandas são preguiçosas?

Eis as respostas abaixo. E vale dizer: a discussão está lançada. Posteriormente faremos uma nova bateria de perguntas, consultando as bandas dessa vez.

''Acho q as bandas são preguiçosas e ou ainda sofrem de estrelismos”
Tassio Lopes, Coletivo Goma, Uberlândia-MG

“Prefiro acreditar que não tem espaço pra todo mundo”
Robson Timóteo, Cidadão do Mundo, São Caetano-SP

“A oferta ainda é maior que a demanda... temos que trabalhar pra formar público, fortalecer e construir uma cena sólida. mas mesmo pros espaços que temos hoje, tem muita banda acomodada, fazendo um trabalho (artístico e de produção) ainda medíocre...”
Rayan Lins, Coletivo Mundo, João Pessoa-PB

“Acho que as bandas são preguiçosas”
Raphael Amorim, Interior Alternativo, Ji Paraná-RO

“Eu acho um lance. Existem poucos lugares e pouco intercâmbio e no Brasil as distancias sao longas, o que complica. Aí as bandas giram em torno dos mesmos lugares e acabam tenho que recorrer a festivais de 'novas bandas'. É complicado...
André Pomba, Portal Dynamite, São Paulo-SP

“As bandas são ociosas, têm capacidade, potencial, mas sabe-se lá porque não produzem ou mesmo não querem produzir. No meio em que nós atuamos há dificuldade de se estabelecer um ponto fixo (ou mais), mas o mais complicado é convencer as bandas e produtores que estes podem fazer muito mais se tiverem o mínimo de atitude”
Nettu Regert, Vilhena Rock, Vilhena-RO

“Isso não se responde rápido.. tem que fazer uma análise.. mas se a banda é competente musicalmente e bem organizada não falta espaço pra ela não! Tem bandas talentosíssimas mas que são preguiçosas. Já outras bandas super correm atrás mas falta estrada e som...”
João Lucas, Fósforo Cultural, Goiânia-GO

“Espaço é o que não falta! Pra mim o que falta é o interesse da banda em valer merecer este espaço.”
Gustavo Andrade, Festival PMW, Palmas-TO

“Acho que banda preguiçosa é mais problema do que falta de espaço. Com certeza.”
Gabriel Cardoso, Lumo Coletivo, Recife-PE

“A segunda opção. As bandas são preguiçosas. E eu acrescentaria "desinformadas".
Felipe Gurgel, produtor Grito Rock Fortaleza, CE

“Em sorocaba? A galera fala muito e se meche pouco. Mas ta faltando estrutura sim. Mas aqui é complicado.. de trabalhar.. ninguém se junta..Os mais "entendidos" "ban ban bans" sao falastrões,vivem à custa de passado.. Vivem às sombras da banda Wry. E a gente desde o Grito Rock 2008 vem movimentando um lance.. meio que vindo de encontro, saca? As bandas acabaram com qualquer tipo de público por sempre fazerem eventos meia boca.. independente pra eles tem que ser sujo.. mal feito...”
Douglas Alexandre, Coletivo Rockalive, Sorocaba-SP

“Pra mim, banda precisa ter mais talento que iniciativa. Sem talento, não tem boa vontade que a coloque pra frente. Quem não deve ter preguiça são os produtores, que devem saber reconhecer qual banda é legal e se interessar eu acho que tem espaço sim, apesar da grande demanda”
Marcelo Damaso, Festival Se Rasgum, Belém-PA

“As duas coisas, além de faltar espaço, boa parte das bandas é preguiçosa,aquelas que correm atrás e são agilizadas conseguem se destacar e achar espaço, mesmo com pouco. Bons exemplos são Macaco Bong, Móveis e Lucy and The Popsonics,pra mim as três bandas mais agilizadas do Brasil”
Bruno Dias, Urbanaque, São Paulo-SP

“Bandas são preguiçosas! Mas tbm tem muitas bandas trabalhadeiras e os espaços ficam restritos a poucas..que tem Q.I. - quem indica, ou são da moda)
Leonardo Brawl, Coletivo extremoROCKsul, Porto Alegre-RS

“As bandas são preguiçosas, sem dúvida. Ou levam como hobbye, não podem, por outros motivos, aproveitar ou cavar espaços”
Anderson Foca, Dosol, Natal-RN

"As bandas em sua maioria são acomodadas, preguiçosas talvez seja demais, mas, para quem quer caminhar e dá um passo de cada vez, do tamanho certo da perna, tem espaço. Agora espaço para todos não tem. Tem para quem é talentoso (pelo menos um pouco), e para quem trabalha direitinho (esse não adianta ser pouco, tem que ser muito)"
Fabrício Nobre, sócio da Monstro Discos(GO) e Presidente da ABRAFIN

Nenhum comentário: