quarta-feira, 25 de março de 2009

Exposição Tipos Latinos no Pátio


fonte: www.centrodesignrecife.org

A Galeria do Centro de Design do Recife está com a exposição da Bienal de Tipografia Latinoamericana, a Tipos Latinos.

Tipos Latinos é um novo espaço para a reunião e divulgação do design tipográfico na América Latina. Atualmente, possui sede em 9 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A direção brasileira de Tipos Latinos é da designer Cecilia Consolo. Para esta exposição, a Tipos Latinos selecionou, em março deste ano,
79 trabalhos - sendo 14 brasileiros, dos 423 typedesigners inscritos, por uma comissão formada por representante de cada sede: Alejandro Lo Celso (Argentina), Luciano Cardinali (Brasil), Luciano Vergara (Chile), Ignácio Martínez (Colômbia), Francisco Calles (México), Candelaria Moreno (Peru),Vicente Lamónaca (Uruguai) e Juan Carlos Darias (Venezuela).

Os trabalhos expostos são no formato A1 (59 X 84 cm), apresentados em painéis elaborados pelos próprios participantes, com um breve texto explicativo sobre o conceito desenvolvido. Os trabalhos foram divididos nas categorias:

TEXTO: fontes destinadas à composição de texto corrido.

TÍTULO: fontes orientadas para a composição
de textos breves em corpos grandes.

TELA: fontes desenvolvidas exclusivamente 
para utilização digital (computador, tela de TV).

EXPERIMENTAL: fontes que não priorizam a leitura, mais conceitual.

MISCELÂNEAS: fontes não alfabéticas (desenhos).

FAMÍLIAS: sistema composto por duas ou mais variáveis.

DESIGN: trabalhos realizados utilizando fontes desenvolvidas por tipógrafos latino-americanos (em modelo exclusivo ou em combinação com outras fontes não latino-americanas).

A direção brasileira de Tipos Latinos é da designer Cecilia Consolo. Mais uma vez, o Senac São Paulo em parceria com o Centro Cultural de Espanha e o Centro Cultural São Paulo promove o evento. 

_________
Serviço

Endereço | Pátio de São Pedro, casa 10, segundo piso.

Duração
| 15-12-2008 a 15-05-2009

Horário | 09h às 17h.

www.centrocultural.sp.gov.br 
www.tiposlatinos.com


Nenhum comentário: