quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Circuito de debates – terceiro dia – Sustentabilidade no Mercado Musical Autoral

Photobucket


Sustentabilidade no Mercado Musical Autoral
foi o tema do terceiro e último dia do ciclo de palestras do Grito Rock Porto de Galinhas e contou com a presença dos palestrantes Zeh Rocha, Cannibal, Roger de Renor e Bruno Nogueira e um bom público para os debates. Zeh Rocha foi o primeiro dos quatro convidados a falar e utilizou da sua própria trajetória como músico para exemplificar uma forma sustentável de viver da música autoral no Brasil.
Em seguida, Bruno Nogueira ressaltou alguns pontos importantes para o debate da questão da sustentabilidade como a importância de criar um público cativo e de se pensar sobre formas mais sustentáveis de distribuição no mecado contemporâneo. Rejeitando, sobretudo, a idéia de que o CD seja a única forma de escoamento da produção musical.
Roger, inspirado e com o tradicional bom humor, chamou atenção para os já existentes meios de distribuição públicos de cultura, como as rádios e tvs univesitárias, que não estão sendo utilizados de forma inteligente pelos músicos e, sobretudo, pelo cidadão, de forma geral.
Cannibal encerrou as palestras falando da sua atual situação como músico e dos problemas relacionados ao incentivo público na área de cultura, ressaltando a importância de pensar uma melhor distribuição dos recursos públicos em cultura e incentivando iniciativas independentes de dinheiro público na promoção de eventos.
Todos os quatro palestrantes da noite enfatizaram a importância do músico não só ter consciência do processo produtivo no qual sua música está inserida mas também participar ativamente das várias etapas de produção.
Depois do movimentado debate, Zeh Rocha fechou o ciclo de palestras do Grito Rock Porto de Galinhas com uma breve apresentação.

Confira o vídeo:


Leia mais aqui, no Recife Rock.

Nenhum comentário: